O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital HOME foi classificado com a melhor pontuação entres os hospitais de Brasília pela Gerência de Risco em Serviços de Saúde (GRSS), da Vigilância Sanitária do DF, em 2016. A avaliação é feita anualmente, e o resultado divulgado sempre no primeiro trimestre do ano seguinte. A classificação dos Hospitais foi divulgada com base na pontuação da qualidade do SCIH e suas práticas assistenciais. É com muita satisfação que o Hospital recebe esta avaliação e a divide com a população, hoje, no dia 15 de maio, Dia Nacional do Controle de Infecções Hospitalares.
A avaliação feita pela GRSS nos hospitais públicos e privados do Distrito Federal consiste em fiscalizar o funcionamento do SCIH em relação a estrutura que possuem, à execução das boas práticas no âmbito do serviço e da assistência no cumprimento das referências legais vigentes.
O SCIH do HOME possui atuação junto a todos os setores do Hospital e a diferentes categorias profissionais. Dentre as atividades que exerce está o monitoramento das taxas de infecção hospitalar, a avaliação da adesão à higienização das mãos pelos profissionais, a avaliação sistemática das práticas de prevenção de infecção, capacitação contínua dos colaboradores e o gerenciamento de medidas de precaução, entre outras. A equipe do SCHI é formada pelas médicas infectologistas Drª. Eliana Bicudo e Drª Naira Bicudo, pela enfermeira Raquel Barcellos e a técnica de enfermagem Stephany Monteiro.
Ao centro, Dra. Eliana Bicudo, ladeada pela enfermeira Raquel Barcellos e a técnica de enfermagem Stephany Monteiro.
De acordo com a infectologista, Drª Eliana Bicudo, chefe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HOME, o setor está em constante atividade na prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde, e tem como cerne de seu trabalho a capacitação dos profissionais e o acompanhamento do desempenho destes nas atividades assistenciais, por meio da aplicação do bundle de prevenção. “O bundle consiste em um conjunto de práticas baseadas em evidências, que quando executadas coletivamente e de forma sistemática, melhoram a qualidade da assistência prestada aos pacientes. Desta forma, é feito um monitoramento dos indicadores assistenciais pelo SCIH, sempre em consonância ao estabelecido pela ANVISA”, explica.
Por Cássia Borges
Assessora de Comunicação do HOME